O Ano de 2020 não está sendo fácil! A prova disso são as matérias mostrando líderes empresariais mundiais tentando contabilizar os prejuízos e, principalmente estruturar o que suas empresas devem fazer para enfrentar a crise.

Entre os anos de 2011 e 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reportou 1.438 epidemias registradas e sempre observou: “Além de causar perda de vidas, epidemias e pandemias destroem as economias”.

E apesar destas observações, ninguém de fato se preparou para a realidade que hoje assola o mundo.

Agora, vislumbrando uma luz no fim do túnel, as empresas se preparam para a retomada, esperando recuperarem o mais rápido possível estas perdas, garantirem a sobrevivência e se manterem competitivas.

Para isso terão pela frente um trabalho árduo, que vai demandar das equipes esforço para o melhor planejamento, tomadas de decisões rápidas e assertivas, visando a operacionalização dos negócios.

E é neste cenário pós-covid que as indústrias veem na inteligência artificial e na ciência de dados uma esperança para melhorarem a competitividade e ganharem um impulso em sua volta ao mercado.

Ciência de dados e Inteligência Artificial

Se você já jogou uma palavra em sites de busca na Internet, pediu comida ou bebida utilizando sites e aplicativos móveis, alugou casa ou fechou viagem de forma online, reconhece que, além de processos de negócios tradicionais operados por funcionários e gestores, para que estas entregas de valor ocorram, é preciso também o valor por meio da ciência de dados.

É a ciência de dados aliada à IA (Inteligência Artificial) que permite aos computadores encontrarem o próximo anfitrião, produzirem resultados de busca mais assertivas, identificarem e recomendarem produtos personalizados, entre diversas outras possibilidades já presentes em nosso dia-a-dia.

No entanto, é necessário antes de mais nada, o desenvolvimento de uma consciência digital construída sobre uma base digital integrada, que não só capta os dados dos clientes, mas faz a sua mineração, propiciando insights e suporte a decisão que permite oferecer uma experiência mais personalizada, ajudando as empresas a gerar valor ao negócio do cliente, aumentar a competitividade, aprimorar as decisões de negócio através dos dados (governança Data-Driven) e, consequentemente, gerar lucro.

Possuir estas ferramentas de IA (Inteligência Artificial) no cenário econômico atual, poderá ajudar às empresas no desempenho operacional e financeiro que elas tanto almejam, afinal, apesar da volatilidade do mercado, as decisões de negócios não podem parar.

Mais Competitividade à Indústria pós-covid

Aqueles que sonham em sair na frente nesta corrida pós-covid, já devem começar a pensar no uso de ferramentas analíticas baseadas em inteligência artificial para melhor aproveitar os dados de seus clientes.

Se bem utilizadas, estas ferramentas e tecnologias podem ajudar as empresas a se prepararem para diferentes cenários, agilizando suas tomadas de decisões, melhorando as estratégias comerciais e financeiras das operações, minimizando as possibilidades de erros.

Fica, portanto, a certeza de que as soluções baseadas em inteligência artificial serão cada vez mais demandadas no cenário pós-crise e se consolidando como as principais responsáveis pelo aumento de competitividade e sucesso de uma empresa.

Uma interface ágil, atualizações automatizadas, integração e elasticidade entre demandas e processos só podem significar sucesso!

Como a IA e a ciência de dados podem ajudar as indústrias no pós-covid

Os benefícios da IA (Inteligência Artificial)  e da ciência de dados na indústria pós-covid são imensuráveis, mas vamos falar de algumas.

Análise de dados

Com a ajuda da IA (Inteligência Artificial) é possível, por exemplo, ampliar a capacidade em analisar rapidamente os dados da empresa, de maneira organizada, gerando simulações que ajudam a facilitar as decisões táticas ou estratégicas, pautadas em informações e cenários mais próximos possíveis dos reais.

Previsibilidade de demanda de mercado

Outra possibilidade, esta já citada em nosso artigo “Inovação e a Previsibilidade de Demanda do Mercado Brasileiro”, aponta o momento exato para que a indústria volte a produzir, permitindo às empresas em sua retomada, maior inteligência e competitividade.

Mapear tendências tecnológicas

Com a ajuda da IA (Inteligência Artificial) é possível através dos dados coletados mapear tendências tecnológicas e de mercado, permitindo que a indústria possa identificar quais tecnologias são mais relevantes em suas operações, integração de novas tecnologias em ascensão ou ainda, substituir tecnologias por outras mais adequadas.

Redução de set-ups de operação e aumento da produtividade através de dados

Esta solução digital permite identificar o melhor momento para um set-up de equipamentos e de ativos, de modo que a produtividade e OEE (Overall Equipment Effectiveness) seja impactada o mínimo possível.

A INOVAMALL

Estas são algumas das soluções implementadas pela Inovamall.

Atuamos nas áreas de tecnologias e desenvolvimento de projetos de engenharia, ciência de dados, análise financeira e econômica. Somos especialistas em encontrar soluções para os mais diferentes desafios de modo prático e rápido, contando sempre com uma rede internacional de parceiros e colaboradores.

As indústrias que precisarem de ajuda neste processo de retomada da economia, contem com a Inovamall.

Inovamall soluções inteligentes com resultados práticos