Escolha uma Página

Já falamos aqui no site sobre a quarta revolução industrial ou indústria 4.0 e, como ela vem transformando, através do desenvolvimento tecnológico, a forma como vivemos e trabalhamos, bem como a necessidade de planejamento estratégico, para que ocorram os melhores resultados. Na indústria de mineração, não é diferente. Considerando se tratar de um mercado competitivo e dinâmico, em que novas tecnologias chegam a todo momento, são necessários estudos constantes, que visam o aumento desta competitividade e sustentabilidade do negócio. Daí a necessidade de um PDAM – Plano Diretor de Automação das Minas.

E foi com este propósito que a Jaguar Mining chegou até a Inovamall: buscando automação de dados e processos para facilitar e agilizar o trabalho dos colaboradores, reduzindo assim seus custos operacionais. Vamos conhecer a solução proposta pela Inovamall para atender esses objetivos.

PDAM – Plano Diretor de Automação das Minas

Para resolver as questões apresentadas pela Jaguar Mining, a Inovamall desenvolveu um programa específico denominado PDAM (Plano Diretor de Automação das Minas).

Segundo Rogério Rabelo, Diretor Executivo da Inovamall:

“Para a elaboração de um PDAM para as minas da Jaguar Mining, nós desenvolvemos, sob âmbito tecnológico e negócios, um modelo de inovação com o que há de melhor e mais atual em termos de tecnologia e gestão de projetos de forma ágil. Isso garante o investimento a curto, médio e longo prazo, a fim de viabilizar projetos em automação de processos, otimização dos ativos existentes, visando a revolução Industrial 4.0 e seus benefícios, sempre de forma pragmática e sustentável “.

Mais tecnologia na mineração de ouro

A fim de alcançar resultados ainda mais expressivos em OPEX (Operational Expenditure), aumentando os níveis de produção, redução de custos, aperfeiçoamento da segurança pessoal e ambiental e, comunicação dentro das minas, a Jaguar Mining decidiu desenvolver estudos das tecnologias voltadas para o setor da mineração.

Desta forma, a partir da implantação do PDAM, via Inovamall, a mineradora pretende ampliar a infraestrutura de comunicação por meio de internet Wi-Fi e consequentemente trazer tecnologias de acordo com os requisitos de cada sistema. 

“Primeiro precisamos criar uma estrutura de comunicação de dados que suporte o plano de curto, médio e longo prazo do PDAM. Assim, conseguimos avançar conectando as tecnologias para suportar o desenvolvimento tecnológico “

Roberto Piragibe – Gerente Geral de Projetos, Engenharia e Meio Ambiente da Jaguar.

“No futuro haverá ainda mais recursos tecnológicos, devido à possibilidade da atuação de carros autônomos dentro das minas por meio do backbone. Para implantar o PDAM, a Inovamall levantou informações de duas unidades para apurar a melhor estratégia de implantação. Por meio de uma rede subterrânea de wi-fi em conjunção com equipamentos terminais adequados, permite-se a disponibilização de canais de comunicação para serviços de transmissão de dados, voz e imagem. Dessa forma, a Jaguar terá um sistema de comunicação mais eficiente possibilitando maior segurança com o tracking de pessoas, uma vez que a empresa tem na mina de Turmalina, 77km desenvolvidos, sendo 15km ativos (12km de rampa e 3.7km de subníveis), já na Mina de Pilar, tem 41 km desenvolvidos, sendo 23km de ativos (6 km de rampa e 17km de subníveis)“, lembra Jaime Porto, coordenador de TI da Mineradora. 

Inovamall e Jaguar – parceria de sucesso

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração de ouro, que iniciou seus investimentos e operações no Brasil, em 2002, com a aquisição da MSOL – Mineração Serras do Oeste Ltda.

Atualmente, com capital aberto na Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá, espera-se que com esse projeto, as ações da Jaguar sejam ainda mais valorizadas.

“A escolha dos nossos fornecedores se baseia na transparência e em critérios técnicos, profissionais e comerciais. Por essa razão, a Inovamall é uma de nossas parceiras na implementação do Plano Diretor de Automação de Minas “, lembra Piragibe.

Sobre a Inovamall

A Inovamall traz soluções tecnológicas internacionais, métodos lean e governança para inovação, além de soluções para a transformação digital, por meio de nossa rede global de parceiros.

“Nosso diferencial está desde o auxílio na priorização de projetos, prospecção das tecnologias, pesquisa, análise de viabilidade financeira/econômica, chegando no acompanhamento, implantação e mensuração dos ganhos.

Na área de Transformação Digital, atuamos com os melhores pesquisadores, criando soluções customizadas em ciência de dados, e com grandes volumes de dados, no modelo “whitebox” – o código de programação é do cliente – e metodologias ágeis. Levamos soluções inteligentes para o cliente.

Rogério Rabelo, Diretor Executivo da Inovamall